Membros importantes do movimento divino

Se o leitor é mais ou menos como eu, já deve ter pensado:
“ Eu daria tudo para ter vivido no tempo em que Jesus andou sobre a terra . Como deve ter sido maravilhoso sentar ali,como um dos doze apóstolos, e “beber” todas aquelas verdades que Ele ensinou . Eles deve ter aprendido a servir,e dar de si mesmo.” Certo? Errado!

Permitam-me voltar por uns instantes a uma das muitas cenas que demostravam como aqueles homens eram pessoas como nós. Refiro-me a uma ocasião em que a popularidade do Senhor Jesus se achava em acensão... o conhecimento de seu reino se expandia... e os discípulos começaram a preocupar-se em serem reconhecidos como membros de Seu seleto grupo.

E o aspecto mais interessante deste seleto é a presença ali da mãe de dois dos discípulos. É a esposa de Zebedeu, um pescador da Galiléia . É a mãe de Tiago e João . Vamos examinar o pedido dela:

“Então se chegou a Ele a mulher de Zebedeu,com seus filhos e, adorando-o,pediu-lhe um favor.
“Perguntou-lhe Ele: Que queres ? Ela respondeu:
Manda que,no teu Reino,estes meus dois filhos se assentem,um á tua direita, e outro á tua esquerda.” (Mt. 20.20,21.)

Não sejamos muito severos como essa prezada mãe judia. Ela tem muito orgulho dos filhos . Já vinha pensando em fazer este pedido havia algum tempo. Provavelmente, suas intenções eram boas,e talvez estivesse vendo as coisas da maneira correta. Ela não pediu que os filhos ocupassem a posição central. Lógico que não. Esse lugar pertencia ao Senhor Jesus. Mas,como qualquer boa mãe, que procura aproveitar as oportunidades que surgem na vida para obter uma boa promoção, ela apresentou Tiago e João como candidatos as posições números 2 e 3. Queria melhorar a imagem deles diante do público. Queria que as pessoas tivessem em alta conta seus dois filhos,que haviam deixado suas redes,entrando neste ministério promissor. Eles estavam entre “ os doze” .
E isso merecia um reconhecimento público!

Caso o leitor esteja-se perguntando com reagiram os outros a este pedido,leia o verso 24 . E veja que ficaram indignados . Sabe por quê ? De maneira nenhuma cederiam aquelas posições de honra ,sem oferecer resistência. Irritaram-se ao pensar que Tiago e João possivelmente receberia a glória que eles desejavam. E você ,já passou por isso?

Com firme convicção,Jesus respondeu ao pedido da mãe com um comentário muito grave:

“Não sabeis o que pedis...” ( v.22) .

Isso deve ter doído ! Ela achava que o sabia. Fascinada como estava por aquele mundo de soldados cheios de medalhas,de imperadores com coroas cravejadas de pedras, governadores atendidos por escravos,e até de mercadores com tantos empregados... seria mais que apropriado que seus dois filhos tivessem seus tronos, principalmente porque eram membros importantes do movimento divino,que em breve seria reino. Um governante tem que ter seu trono!

Não. Este movimento é diferente. O Senhor Jesus chama seus discípulos a parte e lhes explica a diferença que há entre a sua filosofia e as do mundo em que viviam .Leia atentamente:

“ Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”(Mt.20.25-28)

No sistema do mundo, existem diversos níveis de autoridades. Isso acontece hoje; não há dúvida . No governo, temos o presidente, seu ministério ,e também um amplo corpo de pessoas selecionadas , as quais gozam de certos privilégios inacessíveis ao cidadão comum. No plano militar,temos oficiais e soldados... e cada um desses grupos tem suas subdivisões . nos esportes temos os cartolas,os técnicos e os jogadores. No mundo dos negócios temos executivos presidentes,diretores de grandes empresas,vários graus de autoridades entre os gerentes e o pessoal,chefes de repartição,encarregados e operários. Os empregados têm que bater cartão,chegar à hora, trabalhar muito,e não procurar se aproveitar do patrão. Aqueles que não se submetera essas instruções são conhecidos por um nome: desempregados por quê? Porque quem manda é o patrão . E é dessa maneira que funciona esse sistema .é como jesus explicou: “e os poderosos mandam neles”.(Mt 20 .25b) . E em seguida acrescenta: “ Mas entre vocês não pode ser assim”.( Mt.20.26a) . O que não é assim? Na família de Deus , só existe um grande grupo de indivíduos: Servos.

Aliás, esse é o modo de se chegar ao ápice no reino dele.
“ E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;”( Mt 20. 27)

E o exemplo vem do próprio Senhor Jesus :

“Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas.
Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo.
Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia.
Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.
Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus.
Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.”( Col.1.15-20)

Deus te oriente,na fé !

Um comentário:

  1. A Paz e graça, amigo Geraldo. É sempre bom ver mais um blog edificante ativo na internet. vi o seu blog na ube. Parabenizo e o incentivo a continuar. Afinal de contas trabalhamos em prol do evangelho do Senhor Jesus Estou seguindo o seu blog, querido. Se quiser seguir o meu também, fique à vontade. Deus continue lhe abençoando, irmão. www.oguardadeisrael.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...