Fé e Visão,nos exemplos de Paulo


" não havia falta de confiança com Deus no concernente a Paulo. A fé na palavra de Deus, que Paulo exibiu nos altos mares, era típica da confiança que ele tinha em Deus de fazer tudo quanto prometia ."Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito." (Atos.27.25)

Uma das tarefas importante que um evangelizador tem é passar aos que ele evangeliza a fé e visão que ele próprio possui. Paulo era,acima de tudo, um homem de fé. Sua confiança em Cristo era absoluta, e aonde quer que fosse, deixava pessoas cuja fé havia sido reavivada e renovada.

Em suas cartas ele tinha muito que dizer acerca da fé que revelam seus próprios discernimentos. Ele via a fé como o principio da vida diária do cristão. " Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." (2 Cor.5.7) Um desejo ardente de sinais exteriores ou milagres,ou de sentimentos interiores para amparar a fé era,para ele,marca de imaturidade espiritual. A fé se ocupa com o invisível e espiritual. A vista está interessada no tangível e visível. A vista concede realidade somente às coisas presentes e visível. " Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Heb.11.1).

A Fé pra funcionar tem que ter confiança,esperança,crença tratando diretamente com Deus. " Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."( Heb.11.6) A fé que Paulo tinha em Deus era como a de uma criança,confiança sem esforço que nunca foi traída. Com tal Deus conforme as Escrituras revelam, ele se sentia muito à vontade tanto no reino do impossível como no do possível. Seu Deus não conhecia limitações,e, portanto,era digno de confiança ilimitada.

Foi Paulo quem nos disse que "Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Rom.10.17) Ela não vem pela introspecção, mas por nos ocuparmos com o que Deus disse. Se desejamos te fé,devemos primeiro descobrir um fato que traga a autenticação divina, sobre o qual ela possa descansar. Paulo lembra-nos que este foi o segredo do pai dos fiéis, Abraão: " Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência".
Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade.Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus,estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.Em conseqüência, "isso lhe foi também creditado como justiça".
(Rom.4.18-22). A fé se alimenta da palavra que Deus empenhou.

Ter fé é ter visão. Paulo podia ver coisas invisíveis a muitos de seus colegas mais voltados para a terra. O servo de Eliseu viu com grande nitidez a vastidão do exército ao seu redor. A fé que Eliseu tinha o capacitou a ver as invencíveis hostes celestiais que os cercavam. Sua fé comunicou visão.

Onde outros viam dificuldades,Paulo via novas oportunidades. "Mas permanecerei em Éfeso até o Pentecoste,porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários."(1 Cor. 16.8-9). Longe de arrefecer-lhe o ânimo,a grande oposição atuou como um estímulo para ele entrar pela porta aberta.

Conquanto essencialmente realista,Paulo era, não obstante,otimista. Nenhum pessimista jamais deu um líder inspirador. O homem que olha tanto para as dificuldades que não discerne as possibilidades, jamais inspirará a outros.

Deus te oriente,na Fé !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...