O Deus Espirito Santo e os Dons espirituais (parte 2)

Dons espirituais

O Espírito Santo distribuiu vários dons espirituais,tão essenciais à liderança,expansão e edificação da igreja Esses dons ou qualificações especiais são valiosos e só devem ser desejados quando servirem a fins práticos ou seja a edificação da igreja.

Para ser eficaz,é preciso que o Espírito Santo inspire e capacite todo tipo de ministério, e esses dons são a provisão graciosa de Deus para esse fim. visto que combatemos um inimigo sobrenatural,só as armas sobrenaturais funcionam a contento.

Duas palavras são empregadas com relação a esses dons (pneumatika), algo precedente do Espírito,e(charismata),,dons da graça (1Cor. 12. 1,4). Os dons espirituais são conferidos soberanamente a indivíduos para o serviço da igreja. Distinguem-se dos dons naturais,embora muitas vezes operem por intermédio destes.

Há dons para todos os cristãos (1Cor. 12.7),não meramente para uma elite espiritual,mas as dádivas individuais não podem ser reivindicadas como de direito(1Cor.12.11). Para que sejam proveitosas,devem ser exercidas em amor (1Cor. 13.1,2)

É fato que nenhum dom deve ser menosprezado,Todos os nove dons do Espírito Santo também nos são acessíveis nos dias atuais, como partes integrantes da obra expiatória do Senhor Jesus Cristo. Mas alguns são mais valiosos do que outros(1Cor. 12.31 e 14.5).

Paulo insta na superioridade da profecia. Com respeito ao dom de profecia, temos visto o grande engano que o diabo e seus demônios têm espalhado entre os cristãos sinceros e desavisados.

Muitas pessoas têm perdido até a salvação por terem sido iludidas por "profecias" que jamais saíram da boca de Deus; casamentos têm sido feitos e desfeitos na base de "profecias". Daí, nós adotamos o sistema de fundamentar a nossa fé exclusivamente na Palavra de Deus escrita, isto é, a Bíblia Sagrada. visto assim que o ministério da palavra é o dom de maior valor.
Paulo ainda nos adverte de que os dons espirituais podem atrofiar-se pela negligência(2Tm.4.4)e precisam ser estimulados(2Tm. 1.6).

Esses dons não são concedidos para mera alegria ou enaltecimento do cristão,ou mesmo por causa de sua própria vida espiritual,mas antes de tudo para servir aos outros (1Cor.14.12),e para levar os santos a maturidade espiritual (Ef.4.11-13).

Então é significativo dizer que nenhum dos dons se refere diretamente ao caráter;mas que são todos dons para serviço. Os frutos relacionados em Gálatas 5.22-23 sim são ligados diretamente ao caráter. Assim podemos dizer que os Frutos são = a caráter e os Dons = a serviço .

Talvez isto explica o porque de Nosso Senhor ter dito Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?'Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!Mt. 7.22-23)

Agora pra mim pior que confundir ou associar os dons com santidade ou santificação,é fazer uso da sua manifestação para promover espetáculos particulares,atraindo para si mesmo a atenção que deveria ser dada ao Senhor Jesus. Infelizmente é o que se tem visto em muitos lugares onde se aderem ao movimento que eu chamo de " RETETE " que são aquelas manifestações emocionais danças,pulos,gritarias,cair pelo "poder" e mais "retetes". Só uma pergunta em que isto pode edificar a igreja?

Eu vejo uma falta de maturidade tão grande nisto,pois se os dons são para o serviço, deveria ser usados para salvar vidas que estão sofrendo nos becos,nas esquinas,nos guetos e nas garras do diabo através das drogas,da prostituição,na miséria.

Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso(Jó.6.14 .

Mas geralmente os que aderem aos movimentos de "RETETE" são justamente aqueles que não tem coragem pra tirar estas almas das garras do diabo e pelo contrario vivem pescando em aguários alheios. Ao contrário de Paulo que : "Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro."Rom. 15.20

Voltando aos dons,também é fato que são poucos os que descobrem seus dons no começo da vida cristã,e amiúde esses dons permanecem dormentes até que uma ocasião propícia os revele.Muitas vezes são mais evidentes a outros do que a nós mesmos,mas podemos estar certos de que no momento preciso Deus manifestará o dom ou combinação de dons necessários ao cumprimento do ministério no corpo de Cristo que Ele nos atribui.

Nos capítulos 12 e 14 de 1 Coríntios,Paulo adverte os coríntios contra o uso indigno dos dons espirituais,e traça as diretrizes para seu exercício na igreja.



O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.(Ef. 4.14)



Que Deus nos oriente,na Fé!

E se você gostou do Blog indique-o aos seus amigos instigue outras pessoas a le-lo.

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus meu irmão
    Obrigado por estar seguindo o meu blog
    gtercio.blogspot.com O Mensageiro.
    Muito bom o seu blog, tambem estou te seguindo.

    ResponderExcluir

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...