A luta do comportamento

É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.(2Cor.10.3-5)

O comportamento do individuo esta pautado no conceito que ele tem do mundo,de si próprio e de Deus. Dependendo do conceito todo comportamento se torna justo por mais terrível que pareça.

"O comportamento é a janela da alma" (Swindoll)

O neuropsicólogo inglês Seán Haldane criou a "Teoria do Comportamento Justificável".
Partindo dai como explicar alguns comportamentos??

Comportamento explica ou mostra quais os valores,conceitos,cultura e espiritualidade de uma pessoa. Então podemos dizer que: Conceitos + Cultura + Visão de mundo = Comportamento.

Nossa visão de mundo tem que ser alterada pra gerar um comportamento que de fato agrade a Deus. "E assim destruímos idéias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo".

Para isso é necessário novo entendimento,Paulo diz que destruímos falsas idéias e o orgulho humano,em outras traduções da Bíblia podemos ler,'destruía argumentos, derribava raciocínios'.

No original grego a palavra é "logimos" que traz idéias distintas:Imaginação e lógica.

A Vida com Cristo tem uma lógica. O mundo sem Deus também tem sua lógica. Cabe a mim e a você decidir qual delas queremos seguir.

Lógica da vida com Cristo X Lógica da sociedade sem Deus

Relacionada a Deus e sua vontade X Relacionada ao homem e sua vontade
Interpreta a vida espiritualmente X Interpreta a vida materialmente
Considera a Bíblia como um manual de comportamento X Considera a cultura como um manual de comportamento
Se preocupa com o futuro no sentido espiritual X Concentra suas preocupações no presente (Tendencia materialistas)
Usa a lógica do conhecimento espiritual X Usa a lógica do conhecimento humano
Deus quer X Eu Quero

Idéias + Valores criam padrões de comportamento. Nossa luta é exatamente contra esses padrões. Como é essa luta? "É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. As armas que usamos na nossa luta não são do mundo"

A Luta é espiritual onde,as Armas são Diferentes e com propósitos diferentes.

Na preparação para essa luta envolve submissão a Cristo Jesus,nossos pensamentos,nossas idéias,nossos conceitos precisam estar submissos a Cristo. Somente pessoas submissas a Jesus Cristo terão condições de mudar radicalmente seu comportamento.

Então lembre-se Idéias + Cultura + Conceitos + Visão de mundo + sujeição a Cristo + "Kenosis"(que é um conceito na teologia cristã que trata do esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo de Deus) = Novo Comportamento.

Você pode ler Filipenses 2 pra entender esvaziamento.

Nossa regra de comportamento é sermos parecidos com Jesus Cristo e esse é o objetivo principal do "Jejum de Daniel" esvaziamento estamos quase no fim e mais parecido com JESUS. Ah! Que Dia!

Que Deus nos oriente pra servimos a Jesus sem absurdos,na Fé!

Fonte: Esse texto foi adaptado a partir de publicação de Pr.Gimenez - IBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...